O Natal é uma época de grande alegria e de convívio familiar, mas também pode ser uma altura repleta de perigos, muitos dos quais nem sequer nos apercebemos que existem e que podem colocar em risco a nossa família e convidados.
Se tem crianças em casa, então a segurança é especialmente importante, sendo necessário ter algumas precauções extra para garantir que não acontecem acidentes indesejados.
Por isso, aqui ficam algumas dicas para passar o Natal em segurança na sua casa.
Decoração e segurança
A árvore de Natal é um dos elementos de decoração mais apreciados no Natal, mas é preciso alguma cautela na aquisição desta. Quando comprar uma árvore de Natal artificial, preste sempre atenção ao rótulo e certifique-se que é resistente a fogo. Embora isto não signifique que não possa pegar fogo, indica que a árvore é feita de materiais mais resistentes a chama e que facilmente se consegue extinguir.
- No caso das árvores naturais, certifique-se que adquire uma bem verde e “fresca”. Certifique-se que as folhas não caem ou partem com facilidade, pois é sinal que está a ficar seca, podendo arder mais facilmente também.
- Coloque sempre a árvore de Natal longe de fontes de calor, como a lareira e irradiadores. Certifique-se também, no caso de ter uma árvore natural, que a coloca num pouco de água, pois a temperatura ambiente mais quente acaba por secá-las rapidamente.
- Tenha especial cuidado com os enfeites de Natal que coloca na árvore de Natal, especialmente se tem crianças pequenas e ativas em casa. Evite enfeites pontiagudos, com saliências ou que possam cortar facilmente a pele. Enfeites que se possam partir facilmente ou que tenham peças muito pequenas e desmontáveis também não são aconselhados, pois podem causar acidentes graves ou serem ingeridos por crianças mais pequenas.
- Em relação às iluminações próprias do Natal, use apenas equipamentos de qualidade e que tenham sido testados. Verifique se as iluminações respeitam todas as normas de seguranças exigidas.
- Use até o máximo de três iluminações diferentes para cada extensão de eletricidade. Não convém sobrecarregar as tomadas e extensões, pois pode resultar em curto-circuitos.
- Tenha cuidado a acender a lareira. Use sempre os materiais apropriados e nunca papel de embrulho, pois este faz muito fumo, é altamente inflamável e as suas tintas contêm químicos.
- Tenha cuidado com a preparação da comida. O Natal é uma época muito atarefada e , por isso, crianças pequenas não devem estar na cozinha sem supervisão de adultos. Mantenha objetos cortantes em locais que as crianças não consigam aceder.
- Compre brinquedos recomendados para cada idade. Verifique sempre a idade recomendada pela fabricante se não quer ter surpresas desagradáveis neste Natal.
- Quando a festa de Natal terminar, limpe imediatamente a casa, pois uma criança pequena e curiosa pode sufocar até com coisas pequenas que nunca pensamos serem um perigo, como restos de álcool, cigarros ou até pedaços de comida.
- Os alimentos que necessitam de refrigeração nunca deve ser deixados à temperatura ambiente durante mais de duas horas.
O artigo Natal em segurança foi escrito no site Faça Voce Mesmo - Bricolage, Casa e Jardim, que aborda os temas relacionados com o Faça Voce Mesmo - Bricolage, Casa e Jardim - Dicas de Decoração, bricolage, Piscinas, jardim, reparação e manutenção....